Trem subterrâneo
Depois de 14 anos de construção e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos, as duas pontas do maior túnel do mundo, sob os Alpes suíços, se encontraram nesta sexta-feira.
Todos os dias, 3 mil veículos pesados atravessam os Alpes. Os suíços querem que esse tráfego seja subterrâneo e sobre trilhos.
Para isso, abriram o túnel, batizado de Gotthard Base, de 57 km de extensão. Totalmente plano, ele vai permitir que os trens atinjam velocidades de até 240 km/h.
Pirâmides
Até hoje, o material retirado das escavações para a construção do maior túnel do mundo poderia construir cinco pirâmides do Egito.
O tempo de viagem entre Zurique e Milão deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meia.
Oito homens morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa instabilidade nas rochas.
Os primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017.
Veja assista e comente: isso seria muito interessante para Minas Gerais?
Muito interessante essa construçao... ja tinha a visto no jornal da Globo semanas atras!
ResponderExcluirAqui em Minas Gerais esse tipo de tunel pode ser muito util, ja que sao muitas montanhas e serras no nosso estado. Porem, ainda tem pontos que precisam ser revistos, como onde colocar todo a terra retirada para a construçao do tunel, o tempo muito longo que demora esse tipo de obra e tambem os custos elevados.
Vanessa Domiciano Felicio
Bacana a construção... para mim, ainda é difícil ter noção da dimensão dessa maravilha da engenharia!
ResponderExcluirNo caso de Minas Gerais, se levada em consideração a extensão do nosso estado e o relevo montanhoso, repleto de dobras, a ideia seria interessante. Mas é fundamental um estudo sobre a litologia existente em Minas, para averiguar que se uma obra desse porte seria geologicamente viável na nossa região. É preciso ficar atento à estabilidade de terrenos e rochas! Um verdadeiro desafio para a Engenharia Civil!
É incrível como as coisas mudam numa velocidade muito rápida, há um tempo atrás nem se imaginava que isso seria possível. Em Minas Gerais é um caso a se pensar, eu não descartaria a possibilidade mas tudo deve ser pensado com calma e todos os pontos relevantes a contrução devem pesados.
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