domingo, setembro 26, 2010

Relógios atômicos testam teoria da relatividade em escala humana

Relógios atômicos testam teoria da relatividade em escala humana

Leia o texto e faça uma analogia com a topografia/geodésia.

9 comentários:

  1. Relatividade de Einstein :

    A diferença que ocorre no tempo devido à diferença de velocidade

    está sendo muito discutida e cada vez menos compreendida.
    Hoje em dia, sabe que existe tal fenômeno ate mesmo entre a

    superfície do planeta e o espaço, sendo necessária correções para

    satélites artificiais.
    Cientista do lab NIST, no Estados Unidos, conseguiram medir o

    fenômeno em uma escala humana, cerca de 33 cm.
    Eles conseguiram verificar tal fenômeno com os 2 dos mais

    precisos relógios atômicos já construídos. Esses relógios são tão

    sensíveis que acompanham as vibrações de um único íon de

    alumínio.
    Com os avanços tecnológicos, teorias serão confirmadas, muitas

    serão rejeitadas e concerteza muitas outras surgiram.
    Tomando agora em relação à parte da topografia e geodésia, concerteza serão utilizadas novas tecnologias, para que os erros ocorridos em campo, cheguem à níveis quase zero.
    Tomando hoje em dia como referência, erros topográficos estão na base de 2 a 10 segundos quando calculamos poligonais e etc, mas num futuro próximo e com o uso muito grande de tecnologias atômicas poderemos reduzir tais erros a valores próximos às distâncias do raio atômico ( Espero que sim )...

    Por : Luhann Pereira

    ResponderExcluir
  2. Do mesmo que a teoria da relatividade humana em escala humana foi testada com relógios de alta sensibilidade e as medidas obtidas foram condizentes com a teoria, mas de magnitudes muito pequenas. O mesmo acontece com a topografia/geodésia onde utilizamos equipamentos de alta precisão e sensibilidade, trabalhamos com medidas também de pequenas magnitudes que fazem diferença.

    ResponderExcluir
  3. Se em um segundo pode acontecer várias coisas, sorte de quem vive nas proximidades do Monte Everest, pois lá vivem alguns a mais! kkk
    Mateus Oliveira Xavier

    ResponderExcluir
  4. Utilizamos na topografia/geodésia equipamentos de grande precisão e alta sensibilidade, onde pequenas magnitudes fazem grande diferença.Da mesma forma em que a teoria da relatividade humana foi testada com relógios de alta sensibilidade, mas de magnitudes muito pequenas.

    Sâmyla Cotta Lana

    ResponderExcluir
  5. Os avanços na tecnologia que, inicialmente, são aplicados nas ciências naturais, como a Física, refletem posteriormente nas demais ciências, como a Topografia e Geodésia. Um exemplo disso é a evolução na precisão dos instrumentos utilizados pela topografia, que são cada dia mais precisos, assim como os relógios atômicos.

    ResponderExcluir
  6. Esperamos sempre diminuir nossos erros a zero, e com os aparelhos de precisão que estão chegando sempre ao mercado, em breve conseguiremos. Seja em questão de um bilionésimo de segundo ou de 10^(-1000) nano-metros.
    Roniza

    ResponderExcluir
  7. O avanço da tecnologia e o aprofundamento nos estudos relacionados à teoria da relatividade sugerem uma maior precisão na medição da variável tempo. Consequentemente esse fato irá repercutir também na precisão com que os objetos de estudo da geodésia e da topografia irão evoluir, ou seja, caminhar para uma margem menor de erro.
    Por: Bruna Resende
    Por: Bruna Resende

    ResponderExcluir
  8. Quanto mais alto mais novo! rsrs

    Os estudos sobre relatividade do tempo vem evoluindo, principalmente com os testes feitos com os relógios lógicos atômicos.
    A aplicação desses estudos podem ser uteis na geodésia, já que eles detectam efeitos na relatividade, ajudando na hidrologia e geofisica.

    ResponderExcluir
  9. A Teoria da Relatividade de Einstein ainda hoje não é muito bem compreendida por muitas pessoas. Vários cientistas hoje estão estudando e conseguindo obter resultados significativos para provar essa teoria. Segundo o artigo agora, cientistas do laboratório NIST, nos Estados Unidos, conseguiram pela primeira vez medir o fenômeno em uma escala bem humana, de meros 33 centímetros, eventualmente abrindo caminho para que os estudantes finalmente possam compreendê-lo com mais facilidade. Com isto, será possível, por exemplo, provar que alguém envelhece mais rapidamente se estiver alguns degraus mais alto na escada - ainda que o efeito seja pequeno demais para ser percebido diretamente por um ser humano.

    ResponderExcluir