Zelar por um meio ambiente sadio é dever de todo cidadão, e esse dever é também de autoridades que devem tomar frente de iniciativas que defendam o meio ambiente. Políticas Públicas Ambientais são exemplos dessas iniciativas, assim como a participação de Organizações Não Governamentais (ONGS), que de forma atuante vêm tentando conscientizar a população da preservação do meio ambiente, já que este é um direito fundamental indispensável à dignidade da vida humana.
Planeta Vermelho O papel da geodésia na exploração de Marte
De tempos em tempos os cientistas renovam a curiosidade pelo planeta e ameaça retomar a exploração espacial, pelo homem. O planeta é vermelho devido à abundância de óxido de ferro. A Rússia quer enviiar um missão pra lá em 2030. As origens de Marte são provavelmente muito similares às da Terra. Existe superfícies no planeta com 4 bilhões de anos que apresentam vestígios de lagos antigos. A geodésia (do grego “dividir a Terra”) trata da medição e representação do nosso planeta e da determinação dos parâmetros do seu campo gravitacional. Assim, não com muita precisão, mas esses mesmos fundamentos são também aplicáveis à Marte. Hoje, o melhor modelo do campo de gravidade marciano, também chamado areóide, é o Goddard Mars Model 2B (GMM2B). (http://www.martefusion.hpg.ig.com.br/atlas_marciano.htm). Um mapa planialtimétrico do planeta pode ser encontrado em http://tinyurl.com/3y673s2 Um grande problema, pouco lembrado, são as várias limitações nos sistemas de referência marcianos, já que este possui uma precisão de cerca de 200 metros, em quanto o da Terra possui só alguns centímetros. Para entender melhor, basta fazer uma analogia com o transtorno causado por uma informação incorreta ou imprecisa fornecido por um GPS, a pessoa pode parar em uma rua errada, sem retorno ou entrar na contramão. No caso de Marte os astronautas poderão ter que pousar em um banco de rochas ou em uma cratera, ao invés de aterrisar em um mar de tranquilidade.
Comparativo - Sofwtares topográficos Topograph, Posição e DataGeosis
O comparativo entre os três softwares é bem interessante, na medida em que facilita uma escolha entre eles, de acordo com o perfil de cada usuário e o fim a que o programa será utilizado. O artigo trás comparativos em formas de tabelas, mostrando claramente as principais diferenças entre os programas. Pode-se concluir que todos eles são confiáveis, quando comparados com os cálculos manuais e que o DataGeosis foi considerado melhor, exceto no caso de o usuário necessitar utilizar os dados separadamente. Enfim, foi possível ter uma visão relativamente ampla sobre vários aspectos dos três softwares, facilitando uma escolha.
O que mais me chamou a atenção foi a nova novidade do mercado: o topocad (A mais nova plataforma cad de fácil manuseio e preço acessível). Com certeza vai ser um sucesso!
" ARCGIS 10- Uma nova maneira de usar o GIS? " Esse artigo fala a respeito de um ambicioso objetivo da ESRI com o lançamento do ARCGIS 10. Trabalhando a mais de três anos nesse objetivo, espera-se mudar completamente a forma como usamos os softwares de geoprocessamento, principalmente dentro de ambientes corporativos. Muito interessante o artigo!
O governo enchergam por meio de isenção de impostos uma maneira de fazer com que o meio ambiente seja preservado, esse procedimento é chamado de Políticas Públicas Ambientais. Isso influência nas políticas de preservação das empresas, visto que estas se interessam em obter tal isenção. Esse procedimento é bom para o meio ambiente, mais só isso não é o suficiente para que ele seja preservado, todos nós devemos nos conscientizar a respeito desse assunto e proteger o meio ambiente.
Revista InfoGNSS 32
ResponderExcluirArtigo: Insenção de impostos
Zelar por um meio ambiente sadio é dever de todo cidadão, e esse dever é também de autoridades que devem tomar frente de iniciativas que defendam o meio ambiente. Políticas Públicas Ambientais são exemplos dessas iniciativas, assim como a participação de Organizações Não Governamentais (ONGS), que de forma atuante vêm tentando conscientizar a população da preservação do meio ambiente, já que este é um direito fundamental indispensável à dignidade da vida humana.
Planeta Vermelho
ResponderExcluirO papel da geodésia na exploração de Marte
De tempos em tempos os cientistas renovam a curiosidade pelo planeta e ameaça retomar a exploração espacial, pelo homem.
O planeta é vermelho devido à abundância de óxido de ferro. A Rússia quer enviiar um missão pra lá em 2030.
As origens de Marte são provavelmente muito similares às da Terra. Existe superfícies no planeta com 4 bilhões de anos que apresentam vestígios de lagos antigos.
A geodésia (do grego “dividir a Terra”) trata da medição e representação do nosso planeta e da determinação dos parâmetros do seu campo gravitacional. Assim, não com muita precisão, mas esses mesmos fundamentos são também aplicáveis à Marte.
Hoje, o melhor modelo do campo de gravidade marciano, também chamado areóide, é o Goddard Mars Model 2B (GMM2B). (http://www.martefusion.hpg.ig.com.br/atlas_marciano.htm).
Um mapa planialtimétrico do planeta pode ser encontrado em http://tinyurl.com/3y673s2
Um grande problema, pouco lembrado, são as várias limitações nos sistemas de referência marcianos, já que este possui uma precisão de cerca de 200 metros, em quanto o da Terra possui só alguns centímetros. Para entender melhor, basta fazer uma analogia com o transtorno causado por uma informação incorreta ou imprecisa fornecido por um GPS, a pessoa pode parar em uma rua errada, sem retorno ou entrar na contramão. No caso de Marte os astronautas poderão ter que pousar em um banco de rochas ou em uma cratera, ao invés de aterrisar em um mar de tranquilidade.
Comparativo - Sofwtares topográficos Topograph, Posição e DataGeosis
ResponderExcluirO comparativo entre os três softwares é bem interessante, na medida em que facilita uma escolha entre eles, de acordo com o perfil de cada usuário e o fim a que o programa será utilizado. O artigo trás comparativos em formas de tabelas, mostrando claramente as principais diferenças entre os programas. Pode-se concluir que todos eles são confiáveis, quando comparados com os cálculos manuais e que o DataGeosis foi considerado melhor, exceto no caso de o usuário necessitar utilizar os dados separadamente. Enfim, foi possível ter uma visão relativamente ampla sobre vários aspectos dos três softwares, facilitando uma escolha.
O que mais me chamou a atenção foi a nova novidade do mercado: o topocad
ResponderExcluir(A mais nova plataforma cad de fácil manuseio e preço acessível). Com certeza vai ser um sucesso!
Rafael Bertolato
MapGeo 2010.
ResponderExcluirSaiba como converter altitudes geométricas em ortométricas:
Estamos em um outro nível de informação. Hoje em dia estamos
utilizando a tecnologia GNSS para posicionamento e navegação,
alem de informações geodésicas. Alem disso tudo está cada vez
mais, sendo preciso atualizas o modelo brasileiro de ondulações
geoidais. Isso possibilitará converter altitudes geométricas em
ortométricas muito facilmente, sendo, portanto, mais confiáveis.
Foi lançado então o MAPGEO2010, modelo com resoluão de 5' de arco
através do qual os usuários podem obter a ondulação geoidal em um
ponto ou conjunto de pontos. O novo modelo geoidal foi
calculado utilizando mais de 928 mil pontos gravimétricos para a
América do Sul e para o Brasil, 13.057 novos pontos gravimétricos
foram introduzidos.
Isso facilitará muito a vida de milhares de Engeneheiros tanto na
Área de Civil quanto Geológica e outras.
Por : Luhann Pereira
" ARCGIS 10- Uma nova maneira de usar o GIS? "
ResponderExcluirEsse artigo fala a respeito de um ambicioso objetivo da ESRI com o lançamento do ARCGIS 10. Trabalhando a mais de três anos nesse objetivo, espera-se mudar completamente a forma como usamos os softwares de geoprocessamento, principalmente dentro de ambientes corporativos. Muito interessante o artigo!
Sâmyla Cotta Lana
Anônimo disse...
ResponderExcluirTema Meio ambiente
O governo enchergam por meio de isenção de impostos uma maneira de fazer com que o meio ambiente seja preservado, esse procedimento é chamado de Políticas Públicas Ambientais.
Isso influência nas políticas de preservação das empresas, visto que estas se interessam em obter tal isenção.
Esse procedimento é bom para o meio ambiente, mais só isso não é o suficiente para que ele seja preservado, todos nós devemos nos conscientizar a respeito desse assunto e proteger o meio ambiente.
Pedro Henrique Fonseca de Oliveira