quinta-feira, agosto 26, 2010

História da cartografia - Geografia - UOL Educação

História da cartografia - Geografia - UOL Educação

Leia o texto e faça algum cometário

18 comentários:

  1. História da Cartografia!!!

    Os primeiros mapas surgiram com a necessidade de representar os lugares ondes os povos antigos viviam. Mesmo sem o poder da escrita. Com o surgimento dos povos mesopotâmicos, os mapas passaram a ter ainda maior importância. Estes povos usavam tais mapas para conhecer os limites das áreas dominadas e possiveis ampliações.

    Alguns anos depois, os mapas eram utilizados para definir estratégias militares, na conquista de novos territórios e de outros povos.

    Eles são utilizados para organizarem a cobrança de impostos e definir rotas militares e comerciais.

    __Cartas de Navegação :

    No sec XIII, o desenvolvimento da navegação exigiu uma elaboração de mapas mais precisos e mais reais. Então surgiu nesse período as cartas de navegações.

    Através de um ponto de referência, eles utilizavam as bússolas para marcar as direções e construir os mapas.

    ResponderExcluir
  2. Mapas, cartas ou plantas sempre foram importantes, pois conseguem mostrar caracteristicas e detalhes impossíveis ou difíceis de se mostrar em documentos escritos.

    ResponderExcluir
  3. TWITTER PLACES:
    Bom saber desta nova ferramenta, vou começar a usar também, com ela qualquer pessoa poderá saber de onde escrevo meus tweets, apesar de parecer um pouco inútil, é interessante... =^)

    ResponderExcluir
  4. O aprimoramento dos mapas é um processo bastante interessante. Nos séculos XV e XVI os portugueses conseguiram contornar o continente africano, usando mapas com inúmeras imperfeições. Com a tecnologia, hoje temos uma ótima noção do formato de todos os continentes.

    Gustavo Cristeli

    ResponderExcluir
  5. A importância da cartografia para a evolução da humanidade é indiscutível. E o mais interessante é observar que uma invenção que antecede até mesmo a escrita é ainda tão difundida no nosso cotidiano em equipamentos como o gps, google maps, entre outros.

    Fernanda Moronari.

    ResponderExcluir
  6. Desde o surgimento das primeiras civilizações, começou-se a se desenvolver os primeiros mapas. As noções de território, de limites e de extensão fizeram com que os mapas se tornasse cada vez mais importantes e que se desenvolvessem mais a cada dia. Cartas que traçavam rotas a partir do uso da bússola, que determinavam limites de civilizações, que mapeavam populações para possibilitar cobrança de impostos: muitas eram as finalidades das cartas. Através dos mapas, chegou-se a um conhecimento bastante amplo do mundo e a visão da distribuição das terras e águas é, hoje, muito próxima do que realmente temos. Os mapas e cartas tornaram-se indispensáveis à civilização.

    ResponderExcluir
  7. A cartografia é uma ferramenta presente na vidas das pessoas desde muitos anos, através dos mapas, plantas e cartas. Foi muito importante para os europeus, no século XV, e continua até hoje para nós, no auxílio com GPS, por exemplo.

    Guilherme Cássio Elias

    ResponderExcluir
  8. É curioso saber que os aparelhos tão sofisticados que possuímos hoje, são evoluções de simples desenhos feitos à mão que ao longo do tempo foram evoluindo de acordo com a necessidade vigente da época até se tornarem os mais complexos e completos equipamentos de localização; é interessante destacar também que independentemente do nível de sofisticação, todos esses mapas, cartas, plantas... e hoje o gps, internet... visavam (e visam) o progresso da humanidade.

    http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/introducao.html

    ResponderExcluir
  9. Necessidades permitiram e exigiram o aprimoramento de instrumentos para a execução de determinadas tarefas. Com isso, foi necessário a criação e o aperfeiçoamento de mapas, que tinham entre outras finalidades, a localização correta de fronteiras, expansão de territórios e também fins bélicos. Durante o período das Grandes Navegações foi necessário o uso de mapas e das chamadas cartas de navegação, que auxiliavam as travessias pelos mares. Esses fatos possibilitaram maior precisão no que se diz respeito a localizações, e hoje os mapas são de grande valia para inúmeras atividades.

    ResponderExcluir
  10. É destacável a importância da descoberta da bússola e do astrolábio para que as navegações e os mapas se desenvolvessem naquela época, e a relativa precisão com que foram desenhados.

    Daniel J.

    ResponderExcluir
  11. o conhecimento de técnicas cartográficas é de fundamental importancia para diversas atividades, sem eles erros absurdos podem acontecer.

    Mariano

    ResponderExcluir
  12. Todos nós sabemos que os mapas foram muito importante e ainda sao, principalmente na área militar e como ferramenta de orientação e localização.

    Ass.:Fernando de Paiva

    ResponderExcluir
  13. De fato os mapas tornaram-se imprescindíveis para a humanidade. A partir deles as mais variadas técnicas de localização e orientação foram criadas e reformuladas.

    ResponderExcluir
  14. os mapas foram e sempre serão muito importantes,
    pois apesar de tantas inovações tecnologicas ainda são uma das melhores formas de localização.

    Matheus Niquini

    ResponderExcluir
  15. Muito importante a evolução e o desenvolvimento da atividade cartográfica. Além de ciêcia, a cartografia também é arte.

    Sâmyla Cotta Lana

    ResponderExcluir
  16. Esqueci de assinar
    Roniza Passeri

    ResponderExcluir
  17. A formulação de mapas e das cartas cartograficas, começaram a ser necessário a partir do momento em que os humanos começaram a se conviver em grandes agrupamentos de pessoas.
    Mapas serviam para o controle de impostos e para ter um melhor controle do território pertencente a um império, principalmente na questão militar.
    Já as cartas, começaram a surgir com as grandes navegações, que buscavam as especiarias.

    Com o tempo foi desenvolvido diversas formas de fazer o mapeamento dos lugares, com a tecnologia de hoje lugares nunca conhecidos estão sendo mapeados, facilitando assim investimentos por exemplo na área da mineração e agricultura em lugares onde não se tinha idéia que se poderia investir.

    ResponderExcluir
  18. Podemos observar que a cartografia foi de grande importância para o avanço das nações nos séculos passados, que não foi maior devido a falta de recursos na época. E atualmente, a cartografia se torna indispensável a qualquer atividade, principalmente pela ampla quantidade de recursos capazes de descrever qualquer região com alta precisão, o que facilita o alcance do objetivo esperado.

    Bruno Mendes Pereira

    ResponderExcluir