sexta-feira, agosto 20, 2010

Pangeia - Wikipédia, a enciclopédia livre

Pangeia - Wikipédia, a enciclopédia livre

Leia o texto do link e escreva um comentário sobre a notícia.

17 comentários:

  1. Pangéia!!!



    Pangeia era a parte de terra unificada que existiu a 200 milhões de anos atrás. Esse imenso bloco de terra se dividiu, dando origem a dois outros blocos e posteriormente sofrendo mais processos de particionamente, foi surgindo os continentes que temos hoje em dia.

    A Pangeia era cercada por um único oceano denominado Pantalassa.

    Essa teoria só foi confirmada em 1940 e relacionada com mais algumas teorias tais como :
    _Deriva Continental
    _Placas Tectônicas

    ResponderExcluir
  2. é estranhos saber que todos os continentes já foram unidos um dia em um unico continente: a pangeia!
    e graças a deriva continental os continentes estão hoje distribuidos como conhecemos.
    estudos mostram que os continentes irão se juntar novamente em um unico so continente, devido ao movimento das placas tectonicas gerados por agentes internos da Terra!

    Vanessa Domiciano Felício
    Turma de topografia

    ResponderExcluir
  3. Também já li que os continentes ainda se encontram em movimento, e que em alguns milhares de anos, a américa colidirá com a ásia, formando um único continente de novo, uma nova Pangeia!

    ResponderExcluir
  4. Pangeia existiu a mais de 200 milhões de anos e era um super continente,ou seja, era todos os continentes atuais reunidos em sua só.

    ResponderExcluir
  5. A teoria de que todos os continentes foram um dia uma única massa continental denominada Pangeia foi muito importante para o desenvolvimento da Geologia recentemente. Baseada em evidências paleontológicas, casou com a teoria da Deriva continental e, posteriormente, da tectônica global, permitindo que se inferisse muito sobre o passado do planeta.

    ResponderExcluir
  6. Este artigo faz um elo com o anterior, sobre a deriva continental. A Pangeia foi o continente que sofreu ação do tectonismo de placas, originando nossos 6 atuais continentes. A Pangeia explica o fato de fósseis de um mesmo animal ter sido encontrado em lugares que hoje são separados por uma extensa porção de água, explica também o fato de o formato da costa dos continentes se encaixarem como em um quebra-cabeça além de outros fatores como coincidência de clima e flora.

    Maria Luíza Gandini

    ResponderExcluir
  7. O separação da Pangeia foi lenta e ocorreu em vários processos. Após milhões de anos, a Pangeia se fragmentou e deu origem a dois mega-continentes: a Gondwana (correspondente à América do Sul, África, Austrália e Índia) e a Laurásia (onde hoje é a América do Norte, a Europa, a Ásia e o Ártico).

    Gustavo Cristeli

    ResponderExcluir
  8. A existência de um mega continente, Pangeia, composto da união de todos os continentes atuais, foi sugerida pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, com base em observações paleontológicas. E serve hoje para justificar a forma dos continentes, alguns incidentes climáticos e formas de relevo semelhantes entre os continentes.
    Fernanda Moronari

    ResponderExcluir
  9. É realmente muito interessante sabermos que todos os continentes já foram unidos e que essa informação possuiu fundamentos, uma vez que existem evidências que a afirmam. Grandes mudanças ainda podem acontecer na dinâmica dos continentes já que estes estão se movendo, mesmo que muito pouco aos nossos olhos.

    ResponderExcluir
  10. A Pangéia era um supercontinente, que englobava todos os que conhecemos atualmente, e que se desmembrou devido ao movimento das Placas Tectônicas. O movimento ainda continua, e lentamente se formarão novas configurações da superfície terrestre.

    Guilherme Cássio Elias

    ResponderExcluir
  11. As observações das formações rochosas e dos fósseis similares em regiões de diferentes continentes indicam provas de que os continentes já foram um só, a chamada pangéia.


    Daniel J.
    danieljrp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante como Alfred Wegener tentou provar sua teoria, que foi a comparação dos fósseis encontrados nas regiões brasileira e africana e também sua observação de que os continentes se encaixavam quase perfeitamente (apesar deste fato nao ter sido usado na sua fundamentação científica).
    Ass.:Fernando de Paiva

    ResponderExcluir
  13. As provas de fósseis de animais e vegetais, e das formações e encaixes das costas dos continentes mostram que a
    200 milhões de anos atrás todos os continentes se agrupavam em apenas um!

    Rafael Bertolato

    ResponderExcluir
  14. Essa teoria é bem aceita por existir muitas evidencias que a comprovem como:os fósseis,o encaixe dos continentes e as espécies animais parecidas ou iguais encontradas nos mesmos.

    Matheus Niquini

    ResponderExcluir
  15. O mais interessante disso tudo é que devido à atividade das placas tectônicas, os continentes continuam se movendo. Ou seja, há locais na Terra que podem se separar um dia, como há locais que podem se colidir! Muito legal.

    Sâmyla Cotta Lana

    ResponderExcluir
  16. O Pangeia baseia-se na teoria da deriva continental, onde todos continentes estavam unidos em um só formando o Pangeia.
    O Pangeia foi se fragmentando, se movendo e modificando, pelos movimentos das Placas Tectônicas.
    Hoje sabemos que um dia alguns dos continentes vão se colidir, causando imensos estragos futuros.
    Porém isso levaria milhões ou bilhões de anos, e não sabemos como estará a Terra, e se o desenvolvimento tecnológico será capaz de reduzir ou até impedir os futuros estragos. Se é que ainda estaremos na Terra.

    PEDRO HENRIQUE FONSECA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  17. Cada dia que passa a idéia da existência da Pangéia no passado fica mais evidente, principalmente com os fósseis encontrados, pelo movimento das Placas Tectônicas e pelo encaixe dos continentes.

    Bruno Mendes Pereira

    ResponderExcluir