sexta-feira, agosto 20, 2010

A Lua está encolhendo

A Lua está encolhendo

Leia o texto do link e escreva um comentário sobre a notícia.

18 comentários:

  1. ei professor fiz apenas um resumo do artigo e mais algumas coisa que sabia...


    A Lua esta Encolhendo!!!

    A lua está passando por um processo de encohimento. Tal processo fez com que material da superfície fosse parar em cima das crateras. A sonda lunar LRO descobriu algumas formações nunca descobertas anteriormente. O processo de encolhimento está acontecendo a muitos e muitos anos e até mesmo podemos falar em eras geológicas.

    Portanto, comparando o encolhimento sofrido durantes essas eras geológicas, podemos afirmar que esse processo é muito pequeno, tão pouco que é ate difícil de mensurá-lo.

    Quatorze escarpas anteriormente desconhecidas foram reveladas em imagens de alta resolução captadas pela LRO.


    Tais escarpas só foram visíveis devido a esse processo verificado pelo resfriamento interior e contração lunar.

    Como todo objeto existente, quando sua temperatura tende a diminuir seu volume passa por um processo de contração. É exatamente o mesmo está acontecendo com a Lua.

    ResponderExcluir
  2. Considero triste que em pleno ano de 2010 não temos informações suficientes sobre a lua, e apesar da nossa tecnologia, conhecimento e ainda estando no seculo 21, nao temos estudos sofre sua formação e como se comporta com o passar das eras geologicas. felizmente temos acesso a fotos de alta qualidade que auxiliam nesses estudos...

    Vanessa Domiciano Felício
    Turma de topografia

    ResponderExcluir
  3. As novas ferramentas que estão sendo usadas para estudar o espaço, nos mostram a cada dia que se passa coisas extraordinárias.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante como a tecnologia nos aproxima das origens da Lua. A partir de informações como as que foram apresentadas na notícia, é possível desenvolver e aperfeiçoar teorias sobre a formação do nosso satélite natural, conhecendo ainda mais sobre o passada do universo.

    ResponderExcluir
  5. A reportagem mostra que a lua está encolhendo, mas isso não e motivo para preocupações porque o encolhimento é muito pequeno, isso pode ajudar a refinar a teoria de formação da lua.

    ResponderExcluir
  6. O artigo sobre o encolhimento da lua, é muito interessante e curioso para nós leigos no assunto, e com certeza muito importante para os astrônomos e pesquisadores do espaço, pois mesmo que o fenômeno tenha proporções insignificantes, é visível que ele ajudará aos cientistas a fazerem novas descobertas acerca de como fenômenos naturais se processam fora da Terra, além do que, com, essa descoberta, muitas hipóteses surgiram, e quem sabe uma delas, seja que os planetas também sofrem alteração ao longo do tempo e com isso possam encolher ou aumetar de tamanho.

    Maria Luíza Gandini

    ResponderExcluir
  7. São surpreendentes as diversas descobertas que o homem faz acerca do universo com o auxílio da tecnologia avançada.
    Muitas pessoas podem achar inútil o fato de que a lua está encolhendo lentamente ao longo das eras geológicas. Entretanto, isso pode dar origem a inúmeras teorias sobre a formação de satélites naturais e até mesmo de planetas.

    Gustavo Cristeli

    ResponderExcluir
  8. A sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da NASA, descobriu relevos e formações geológicas na Lua, nunca observados antes, que indicam que a Lua inteira está encolhendo ao longo de eras geológicas. Não é um encolhimento de certa forma preocupante devido até mesmo a impossibilidade de inferir sua dimensura. Mas é um fenômeno inédito e que poderá ajudar no refinamento das teorias de formação da Lua. A Lua é ainda um mistério em muitos pontos.
    Fernanda Moronari.

    ResponderExcluir
  9. È interessante ressaltar que informações a nível científico como as contidas em "A Lua está encolhendo" possuem alto valor assim como especulações e toda e qualquer informação que diz respeito a "coisas" desconhecidas. Nossa curiosidade é aguçada, queremos sempre saber mais e é isso que inicia novas pesquisas. Essas, nem todas ás vezes revelam grandes coisas, mas servem como base para outras pesquisas futuras, e é assim que se constrói ciência, e acima de tudo, conhecimento. O artigo é interessante e sem dúvida pode ser recomendado à outras pessoas.

    ResponderExcluir
  10. É muito interessante saber como a tecnologia avançada desenvolvida pelo homem está sendo usada para desvendar as origens e acontecimentos de um satélite natural que tem tanta influência sobre a Terra, desde milhares de anos atrás.

    Guilherme Cássio Elias

    ResponderExcluir
  11. A reportagem destaca além do grande avanço obtido em pesquisas espaciais da década de 70 pra cá, a proximidade que estamos agora de mapear mais precisamente nosso satelite.

    Roniza Passeri

    ResponderExcluir
  12. O que realmente se destaca é o uso dessa informação para aprimorar a teoria de formação da lua, além de mostrar que pode-se descobrir e aprimorar estudos mesmo em objetos a décadas analisados.

    Daniel J.

    ResponderExcluir
  13. A recente descoberta permite aos estudiosos um melhor entendimento das pesquisas sobre a formação da lua, e ao saber que cada vez mais tecnologias estão sendo usadas para tais estudos,percebemos de fato, o progresso em muitas áreas do conhecimento.

    Rafael Bertolato

    ResponderExcluir
  14. Embora o encolhimento seja muito pequeno,este fato é bastante interessante por ser uma descoberta recente.Muito bom.

    Matheus Niquini

    ResponderExcluir
  15. Li em um site de curiosidades que as tais falhas na crosta lunar estão sendo provocadas pelo esfriamento de seu núcleo. Dizem os cientistas que lua está encolhendo igual a uma maçã velha do inverno. Muito bom o artigo.

    Sâmyla Cotta Lana

    ResponderExcluir
  16. O desenvolvimento da tecnologia vem fazendo nós nos aproximarmos cada vez mais do espaço, possibilitando assim uma maior conhecimento sobre ele.
    O fato da Lua estar encolhendo não deve nos preocupar, já que este encolhimento é pequeno em relação ao tamanho dela e ao tempo que vem ocorrendo.
    Apesar de toda tecnologia, ainda não temos um estudo detalhado a respeito da formação geológica da Lua.

    Pedro Henrique Fonseca de Oliveira

    ResponderExcluir
  17. "Um dos aspectos mais marcantes das escarpas lunares é sua jovem idade aparente," disse Thomas Watters.
    Detalhe que essa "jovem idade" é baseada numa escala de tempo em eras geólogicas, que é a grande dificuldade de cientistas realizarem estudos precisos sobre tal fato.

    ResponderExcluir
  18. Não temos muito com o que preocupar com o encolhimento da Lua. O universo passa por diversas eras, ocasionando mudanças em todo o seu funcionamento, assim como um dia a Terra já e esfriou e já aqueceu de forma drástica, a Lua pode encolher ou expandir de forma moderada sem causar grandes mudanças para o nosso planeta.

    Rairane Barreto

    ResponderExcluir