Lançada Sonda Espacial que Fára Cartografia da Gravidade da Terra!!
A Agência Espacial Europeia lançou a sonda espacial GOCE. Tal sonda tem por objetivo recolher, durante 24 meses, dados tridimensionais da gravidade terrestre ao longo da superfície do planeta. Os dados produziram um mapa mais preciso do campo gravitacional da Terra, permitindo o aperfeiçoamento do formato geóide ( Forma Real do nosso Planeta ).
A missão irá medir não a gravidade propriamente dita, mais as pequenas variações de gravidade. Com isso consiguiremos fornecer uma precisão de 1 a 2 cm na altitude do geóide.
As áreas influenciadas pela cartografia do campo gravitacional :
Geodésia : proporcionar um modelo de referência unificado para medições de altura em todo o mundo permitindo um melhor levantamento das alterações do nivel do mar.
Acho importante o lançamento dessas novas tecnologias para estudo mais apronfundado do nosso planeta. Será muito bom ter-mos o conhecimento do formato real da Terra. Me chamou a atenção o tempo que será necessario: 24 meses é um pequeno intervalo de tempo para tal estudo. É importante tambem as oportunidades que esse lançamento com sucesso irá abrir para um futuro proximo nessa area!
Com o planeta em constante transformação, e agora com o aquecimento global, essa sonda será de grande importância para nós, pois nos mostrará qual a velocidade que o planeta esta se transformando.
A sonda GOCE foi concebida para estudar nosso planeta e o meio ambiente, afim de melhorar nosso conhecimento sobre a Terra. O principal componente da sonda é um Gradiômetro de Gravidade Eletrostática. Essa sonda é umas das primeiras e abre caminho para mais missões do programa Earth Explorer.
Como é citado no próprio artigo, essa nova tecnologia irá unificar medições de altura em todo mundo, proporcionando um melhor entendimento do nível do mar. Outro aspecto importante a ser destacado é que com este novo aparelho poderá se representar melhor as bacias sedimentares, as falhas geológicas (responsáveis pelo tectonismo) entre outras coisas, que ajudará na compreensão de fenômenos naturais, como o terremoto, este que é uma das únicas catástrofes que ainda não foi atribuída ao homem.
É bastante importante investirem em estudos como esse. Além de podermos conhecer com mais detalhes o planeta em que vivemos, os cientistas obterão mais informações sobre as propriedades da Terra. Consequentemente os certos fenômenos que ocorrem no planeta serão melhor compreendidos.
A sonda espacial GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), representa um novo capítulo na história da observação da Terra, pois melhorará o conhecimento e a compreensão da formação e da evolução do nosso planeta. A sonda irá recolher dados tridimensionais da gravidade terrestre ao longo da superfície de todo o planeta, os dados por sua vez serão processados para produzir o mapa mais preciso já feito do campo gravitacional da Terra, permitindo aperfeiçoar o formato do geóide: a verdadeira forma do planeta. O conhecimento preciso do formato da Terra terá um papel muito importante em estudos futuros de várias áreas das ciências da Terra como a geodesia, a oceanografia e a geofísica. Além do mais servirá também para medir e modelar as alterações do nível do mar e das calotas de gelo polares.
São sempre bem vindos novos estudos envolvendo o nosso planeta. Os investimentos empregados nesses tipos de pesquisa nos permitem aprofundar os nossos conhecimentos, de modo a monitorar ou até mesmo prever fenômenos que podem vir a acometer a Terra.
O estudo encabeçado pela Agência Espacial Europeia é muito importante para o desenvolvimento do conhecimento que se tem acerca de nosso planeta. A sonda GOCE trabalhará, durante 2 anos, em um projeto que permitirá um aperfeiçoamento da concepção do formato real do nosso planeta, denominado geoide. Tal aperfeiçoamento será possível através do mapeamento do campo gravitacional da Terra, mapeamento esse que será o mais completo e perfeito já feito. O "design" da sonda, que tem formato de flecha, foi desenhado de modo a evitar distúrbios e proporcionar estabilidade à mesma. O material são ultraestáveis, limitando efeitos térmicos sobre a sonda. A cartografia do campo gravitacional da Terra trará enormes benefícios a diversas áreas do conhecimento, tais como a geodésia, a geofísica e a oceanografia. A GOCE é a primeira missão do projeto "Earth Explorer", que já tem duas novas missões em desenvolvimento. O benefício de tal projeto para as ciências da Terra é inestimável.
A sonda espacial GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) representa um grande avanço no estudo do planeta e suas origens, e principalmente no sentido de entender melhor as transformações pela qual vêm passando, para assim se fazer algo para preservá-lo.
A GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) atravpes do recolhimento de dados tridimensionais da gravidade da terra por todos os cantos do planeta, irá proporcionar um detalhamento sem igual em todos os aspéctos possíveis e um avanço extraordinário nas pesquisas cientificas que envolvam esses dados.
É interessante como o estudo do campo gravitacional afeta diversas áreas de pesquisa na Terra, e ver que os europeus, além dos americanos, estão ativos nas pesquisas espaciais.
O lançamento da sonda proporcionará significativos resultados em relação a gravidade terrestre e uma melhor compreensão da forma do geóide . Além disso, será a base para muitos outros estudos que ainda estão por vir, o que conta positivamente para o entendimento do planeta.
É de extrema importância para o planeta o monitoramento das tranformações por que ele passa e a velocidade com que isso ocorre. Essas novas tecnologias são de grande utilidade e espero que sirva como mais um alerta sobre os impactos que causamos na Terra. Muito bom o artigo.
A Agência Espacial Européia lançou uma sonda espacial, com o intuito de registrar por meio de satélites os dados da gravidade terrestre, para maiores informações a respeito da formação e evolução da Terra. Ela ficará 2 anos no espaço, e será muito importante para o futuro do nosso planeta no que se diz respeito a nossa oceanografia, e a nossa climatologia, pois monitorará as calotas polares e oceanos,eles que tem grande influências no clima terrestre. A sonda ficará um tempo para reparos e ajustes enquanto estiver no céu, depois entrará na sua órbita definitiva para começar a realizar a função a que foi destinada.
O lançamento da sonda espacial GOCE complementará e detalhará o mapa do campo gravitacional da Terra, melhorando os modelos globais de circulação dos oceanos e previsões climáticas. Este levantamento ficará pronto em junho deste ano, e a partir daí mais estudos serão feitos na área.
Lançada Sonda Espacial que Fára Cartografia da Gravidade da Terra!!
ResponderExcluirA Agência Espacial Europeia lançou a sonda espacial GOCE. Tal sonda tem por objetivo recolher, durante 24 meses, dados tridimensionais da gravidade terrestre ao longo da superfície do planeta. Os dados produziram um mapa mais preciso do campo gravitacional da Terra, permitindo o aperfeiçoamento do formato geóide ( Forma Real do nosso Planeta ).
A missão irá medir não a gravidade propriamente dita, mais as pequenas variações de gravidade. Com isso consiguiremos fornecer uma precisão de 1 a 2 cm na altitude do geóide.
As áreas influenciadas pela cartografia do campo gravitacional :
Geodésia : proporcionar um modelo de referência unificado para medições de altura em todo o mundo permitindo um melhor levantamento das alterações do nivel do mar.
Acho importante o lançamento dessas novas tecnologias para estudo mais apronfundado do nosso planeta. Será muito bom ter-mos o conhecimento do formato real da Terra.
ResponderExcluirMe chamou a atenção o tempo que será necessario: 24 meses é um pequeno intervalo de tempo para tal estudo.
É importante tambem as oportunidades que esse lançamento com sucesso irá abrir para um futuro proximo nessa area!
Vanessa Domiciano Felício
Turma de Cartografia
Com o planeta em constante transformação, e agora com o aquecimento global, essa sonda será de grande importância para nós, pois nos mostrará qual a velocidade que o planeta esta se transformando.
ResponderExcluirA sonda GOCE foi concebida para estudar nosso planeta e o meio ambiente, afim de melhorar nosso conhecimento sobre a Terra. O principal componente da sonda é um Gradiômetro de Gravidade Eletrostática. Essa sonda é umas das primeiras e abre caminho para mais missões do programa Earth Explorer.
ResponderExcluirComo é citado no próprio artigo, essa nova tecnologia irá unificar medições de altura em todo mundo, proporcionando um melhor entendimento do nível do mar. Outro aspecto importante a ser destacado é que com este novo aparelho poderá se representar melhor as bacias sedimentares, as falhas geológicas (responsáveis pelo tectonismo) entre outras coisas, que ajudará na compreensão de fenômenos naturais, como o terremoto, este que é uma das únicas catástrofes que ainda não foi atribuída ao homem.
ResponderExcluirMaria Luíza Gandini
É bastante importante investirem em estudos como esse. Além de podermos conhecer com mais detalhes o planeta em que vivemos, os cientistas obterão mais informações sobre as propriedades da Terra. Consequentemente os certos fenômenos que ocorrem no planeta serão melhor compreendidos.
ResponderExcluirGustavo Cristeli
A sonda espacial GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), representa um novo capítulo na história da observação da Terra, pois melhorará o conhecimento e a compreensão da formação e da evolução do nosso planeta. A sonda irá recolher dados tridimensionais da gravidade terrestre ao longo da superfície de todo o planeta, os dados por sua vez serão processados para produzir o mapa mais preciso já feito do campo gravitacional da Terra, permitindo aperfeiçoar o formato do geóide: a verdadeira forma do planeta.
ResponderExcluirO conhecimento preciso do formato da Terra terá um papel muito importante em estudos futuros de várias áreas das ciências da Terra como a geodesia, a oceanografia e a geofísica. Além do mais servirá também para medir e modelar as alterações do nível do mar e das calotas de gelo polares.
Fernanda Moronari.
São sempre bem vindos novos estudos envolvendo o nosso planeta. Os investimentos empregados nesses tipos de pesquisa nos permitem aprofundar os nossos conhecimentos, de modo a monitorar ou até mesmo prever fenômenos que podem vir a acometer a Terra.
ResponderExcluirO estudo encabeçado pela Agência Espacial Europeia é muito importante para o desenvolvimento do conhecimento que se tem acerca de nosso planeta. A sonda GOCE trabalhará, durante 2 anos, em um projeto que permitirá um aperfeiçoamento da concepção do formato real do nosso planeta, denominado geoide. Tal aperfeiçoamento será possível através do mapeamento do campo gravitacional da Terra, mapeamento esse que será o mais completo e perfeito já feito. O "design" da sonda, que tem formato de flecha, foi desenhado de modo a evitar distúrbios e proporcionar estabilidade à mesma. O material são ultraestáveis, limitando efeitos térmicos sobre a sonda. A cartografia do campo gravitacional da Terra trará enormes benefícios a diversas áreas do conhecimento, tais como a geodésia, a geofísica e a oceanografia. A GOCE é a primeira missão do projeto "Earth Explorer", que já tem duas novas missões em desenvolvimento. O benefício de tal projeto para as ciências da Terra é inestimável.
ResponderExcluirA sonda espacial GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) representa um grande avanço no estudo do planeta e suas origens, e principalmente no sentido de entender melhor as transformações pela qual vêm passando, para assim se fazer algo para preservá-lo.
ResponderExcluirGuilherme Cássio Elias
A GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) atravpes do recolhimento de dados tridimensionais da gravidade da terra por todos os cantos do planeta, irá proporcionar um detalhamento sem igual em todos os aspéctos possíveis e um avanço extraordinário nas pesquisas cientificas que envolvam esses dados.
ResponderExcluirRoniza Passeri
É interessante como o estudo do campo gravitacional afeta diversas áreas de pesquisa na Terra, e ver que os europeus, além dos americanos, estão ativos nas pesquisas espaciais.
ResponderExcluirDaniel J.
danieljrp@yahoo.com.br
O lançamento da sonda proporcionará significativos resultados em relação a gravidade terrestre e uma melhor compreensão da forma do geóide . Além disso, será a base para muitos outros estudos que ainda estão por vir, o que conta positivamente para o entendimento do planeta.
ResponderExcluirRafael Bertolato
Deveriam haver mais investimentos em pesquisas como essa pois além de adquirir mais conhecimento,
ResponderExcluireste poderá ser usado em nosso benefício.
Matheus Niquini
É de extrema importância para o planeta o monitoramento das tranformações por que ele passa e a velocidade com que isso ocorre. Essas novas tecnologias são de grande utilidade e espero que sirva como mais um alerta sobre os impactos que causamos na Terra. Muito bom o artigo.
ResponderExcluirSâmyla Cotta Lana
A Agência Espacial Européia lançou uma sonda espacial, com o intuito de registrar por meio de satélites os dados da gravidade terrestre, para maiores informações a respeito da formação e evolução da Terra.
ResponderExcluirEla ficará 2 anos no espaço, e será muito importante para o futuro do nosso planeta no que se diz respeito a nossa oceanografia, e a nossa climatologia, pois monitorará as calotas polares e oceanos,eles que tem grande influências no clima terrestre.
A sonda ficará um tempo para reparos e ajustes enquanto estiver no céu, depois entrará na sua órbita definitiva para começar a realizar a função a que foi destinada.
Pedro Henrique Fonseca de Oliveira
O lançamento da sonda espacial GOCE complementará e detalhará o mapa do campo gravitacional da Terra, melhorando os modelos globais de circulação dos oceanos e previsões climáticas. Este levantamento ficará pronto em junho deste ano, e a partir daí mais estudos serão feitos na área.
ResponderExcluirRairane Barreto