sábado, agosto 28, 2010

Revista InfoGEO 61 - Geoprocessamento, mapas impressos, imagens de satélites, GPS e GIS.

InfoGEO 61 - Geoprocessamento, mapas impressos, imagens de satélites, GPS e GIS.

Veja revista, escolha um artigo e faça um comentário (resumo).

6 comentários:

  1. Revista :

    Seus Projetos de Geotecnologia em um só Lugar!!!


    Foi criado recentemente por uma empresa de alta qualidade e com larga experiência no mercado de geotecnologias a Novaterra Geoprocessamentos.
    Tal projeto busca inovação no desenvolvimento de projetos.
    O portfólio integrado de serviços e produtos da Novaterra está relacionado com a venda de imagens brutas ao desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográficas ( SIG ), incluindo mapeamento e análise espacial.

    Além de imagens não processadas, a Novaterra fornece serviços como:

    _ Fusão entre diferentes sensores e resoluções;
    _ Geração de modelos digitais em 3D;
    _ Mosaicagem de cenas;
    _ Curvas de Nível;

    Entre muitas outras utilidades.....


    Por : Luhann Pereira

    ResponderExcluir
  2. Regionalizar é preciso
    Procuram-se geógrafos!

    Se colocarmos algumas pessoas dentro de uma quadra que tenha demarcada todas as linhas de vários esportes duas traves, uma cesta, uma rede... e dermos umas 3 bolas pra eles, cada pessoa vai procurar jogar aquele esporte que tem mais afinidade, com isso ninguém vai ser bem sucedido. Essa comparação serve de explicação para a necessidade de mais geógrafos no país, já que cada região é diferente e não podem ser tratadas todas juntas.
    O país está regionalizado por inúmeras metodologias. Em regra, temos um Estado Federado que contempla 26 Estados, um Distrito Federal e 5.564 municípios, que se dividem em 5 regiões nacionais, 12 regiões metropolitanas, 12 regiões hidorgráficas... e muitas outras formas de divisão espacial.
    O geógrafo estuda as relações nacionais, como um ciência interdisciplinar, por compreender múltiplas interfaces com as outras áreas do conhecimento e com elas evoluir.
    Para o desenvolvimento regional, o Brasil não pode prescindir desses profissionais em momento de acelerado crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Revista InfoGEO 61
    Artigo: Modelo digital de terreno

    Necessidades diferentes exigem tecnologias distintas. É assim que tem sido a evolução das novas tecnologias, direcionadas a fim de suprir necessidades diferentes. Essas tecnologias, principalmente ás que se dirigem para a representação das formas de relevo, tendem a se ampliar, pois existe grande demanda por dados de elevação. Essa evolução tecnológica é bem vinda, e algumas empresas pioneiras já vem se dedicando á construção de equipamentos mais sofisticados e que permitem melhor precisão e acurácia.

    ResponderExcluir
  4. Imóveis em alta

    Benefícios da geoanálise para as decisões no mercado imobiliário

    Em meados de 2006, o mercado imobiliário no Brasil iniciou um grande processo de profissionalização corporativa devido à abertura de capitais. O grande volume de capital levantado aliado ao aumento da oferta de crédito imobiliário, faz com que a concorrência
    entre incorporadoras e vendedoras se acirrasse.
    O fator localização é fundamental no setor imobiliário e, por isso, o geoprocessamento ganhou destaque. A geoanálise proporciona apoio a marketing e subsidia tomada de decisões dentro de companhias.
    Na Lopes Consultoria de Imóveis, por exemplo, notava-se falta de familiaridade com mapas e geoanálises. A cultura da geo, alavancada pelo Google Earth e outros, foi ganhando espaço na corporação e, hoje, dificilmente ocorre alguma reunião sem um mapa na mesa ou na projeção, fato que é elogiado por investidores estrangeiros. Além disso, os benefícios de se investir em geoprocessamento vão além dos oferecidos por uma consultoria externa.
    Várias aplicações práticas foram criados para o geoprocessamento. Os clientes podem, hoje, avaliar seu bem pela internet, fornecendo apenas dados básicos, como CEP, dormitórios, suítes, vagas de garagem, área útil e idade do imóvel, podendo ter uma ideia de preço a praticar na comercialização do mesmo. É possível, também, atravpes da análise da origem residencial e comercial dos clientes, estimar a área de influência que um futuro lançamento imobiliário vai realizar. Baseado em dados sociodemográficos do IBGE, tornou-se viável uma modelagem para medir potencial de qualquer município brasileiro, permitindo à companhia tomar decisões quanto à expansão de atuação, entre outros. Além disso, o geoprocessamento possibilita estudos de tendências de crescimento de mercado e oportunidades, bem como a relação entre preços em determinadas regiões.
    O geoprocessamento é uma ferramenta muito importante para o mercado imobiliário, atualmente, e, se bem utilizado, torna-se um diferencial competitivo.

    ResponderExcluir
  5. Professor a reportagem que chamou mais a minha atenção foi: " Tesouros Escondidos" que se refere ao estudo e aplicação da demografia! uma área muito interessante e que requer muitos estudos para sua elaboração!

    Rafael Bertolato

    ResponderExcluir
  6. Lançamentos Pág 22.

    Índia Lança Novo Satélite.

    A índia lançou um foguete com cinco satélites ao espaço, além da Índia a Argélia também possuía satélites no foguete.

    Isso mostra que aquela idéia que a maioria das pessoas tinham a respeito do assunto, de que apenas os Estados Unidos, Europa, e Rússia estão na briga pelo espaço.

    Países menos desenvolvidos também estão procurando explorar o espaço, assim como Brasil, China e outros países.

    ResponderExcluir